Rate this post


1. Para começar, Quem é Vulcão?

-Vulcão, músico de Xai-Xai, que começou em 2004 com a linhagem rap depois foi descobrindo a demais versatilidade que tenho…
2. O que lhe levou a fazer música? Quando é que você desperta em si a paixão pela música?
Tudo começou em 2004 sem falar da infância e tal…
Eu cresci numa família de religiosos e nesta família toda gente canta e toca…
Fui bebendo a Música religiosa e depois de sozinho aprender a tocar alguns instrumentos musicais fui juntando ao rap que tanto admiro até hoje e fui-me fazendo assim
3. Ultimamente Vulcão tem andado longe dos palcos, e não tem lançado músicas.
A que se deve esse teu sumiço?
E por anda o Vulcão?
Ando sumido sim, devido a questões profissionais,
Longe dos palcos porque infelizmente os promotores locais não nos dão valor e com o tempo escasso que disponho não me dá jeito de ir aos palcos sem se quer uma recompensa…
Gostaria eu de voltar a mundo da música lançar-me… mas para isso precisaria de apoio moral, financeiro e entre outros…
4. É sabido que Vulcão é produtor, você é quem produz todas as suas músicas?
Bem na maioria eu produzo sozinho, mas também tenho suporte de muitos produtores k caminharam (caminham) comigo nesta longa estrada
Tal como Master uvas, Maldine, Denny mosLamsKenny moreGil, whatever.
5. Qual é o seu estilo musical preferido?
Amo RAP, mas mais inclinado ao neo soul, under ground ( boom bap), Aquilo que chamam de clássico
6. E quem são os seus ídolos?
Isso é complicado responder…. Inspiro me em vários músicos de várias linhagens musicais… Sou do tipo que gosta de boa música sem excepções…
No rap existem referências, no soul existem, no funky existem, no jazz existem, no zouk existem… por aí percebe???
7. Quais são as suas espectativas musicalmente?
Bem, estou com planos fé gravar um álbum… que terá lá vários ritmos como Rap, Zouk não só e até algumas linhas com algum toque de raiz moçambicano com intuito de abranger todas camadas!!!
Sei que não vai ser fácil. Factor tempo influenciará bastante, mas estou a lutar para conseguir… E também precisarei bater portas para ver se consigo patrocínio porque com fundo próprio é complicado… E pretendo também continuar a produzir e expandir as minhas produções e diversos estilos… E vender para o exterior porque aqui em moz há falta de valorização
8. Acha possível viver da música em Moçambique?
Na minha opinião não, em quanto o ministério da cultura não valorizar a própria cultura e não criar suporte em matéria-prima parar os próprios músicos, não vai ser possível…
Temos exemplo de muitos grupos que foram desmoronando por falta de suporte.
Grupos conceituados como kapa dez, goroane e entre outros sem falar de grupos de Rap por ai. E os que persistem são os que continuam com fundo próprio…
9. A semanas atrás o Músico Rapper, Space-b disse num programa Televisivo local que você foi um dos músicos que o influenciou e o motivou a nível do canto. Olhando para o que ele é hoje.
Como se sente, e o que tem dizer a respeito dessas declarações?
De facto motivei o muito e lhe disse onde eu fui buscar essa capacidade toda e diríamos que ele foi um bom menino, acatou e está onde esta. Mas digo a ele que não é o fim, que está perto do começo, deve cavar até onde puder porque ninguém nunca sabe tudo percebe. Estamos na corrida de aprender sempre
10. Fugindo um pouco de assunto, Vulcão tem namorada?
Sim Tenho
11. Pode partilhar connosco o seu nome?
Lol… Preferia não com todo respeito.
12. Qual é o seu passatempo favorito?
Produzir instrumentais.
13. Qual é o Desporto que practica ou admira?
Eu sou fã incondicional de basketball, Joguei footbol, 1º joguei footbol. Depois singrei no basket.
14. O que acha da música que é feita cá em Moçambique?
Eu aprecio muito a música moçambicana, ela tem sabor original, Eh característica, Não importa o ritmo a linha… tem sempre um toque que identifica. ela evolui bastante, Isso mostra que há um interesse nos músicos em crescer.
15. Pode citar pelo menos 5Musicos que admira na nossa cidade?
Bom em xai-xai eu admiro o rapper See man, admiro o rapper Lilas deddy boy da Ghost land, admiro o rapper Santa clause, admiro Dbz dazlling (Koppaz) da Classe Executiva e por fim meu homie N bilay
16. Para fechar qual é a mensagem que deixa pros seus fãs…
-É assim, pedir desculpas pelo silêncio… tem vários motivos… pois pretendo voltar ao activo, só preciso de um pouco mais de tempo para me reencontrar…
E agradecer pelo apoio que me tem dado pois ele é muito importante para mim… pois sem vocês seria ou não sou nada… um grande abraço só aos que me suportam… a conexão de mc’s, que sempre esteve do meu lado!
Muito thanks

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here