Rate this post

A Management Sciences for Health (MSH) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor de Gestão de Prevenção e Controlo de Infecções (PCI) para o Novo Coronavírus (COVID-19).  ID:13-11040.

Objectivo do Posto

  • O consultor levará a cabo a avaliação da prontidão e resposta à pandemia do COVID-19 nas unidades sanitárias, por um período de três (3) meses.

Sobre a Empresa

A Management Sciences for Health (MSH), uma organização global de saúde sem fins lucrativos, usa abordagens comprovadas desenvolvidas ao longo de 40 anos para ajudar líderes, gestores de saúde e comunidades em países em desenvolvimento a criar sistemas de saúde mais fortes para um maior impacto na saúde. Trabalhamos para salvar vidas, colmatando a lacuna entre o conhecimento e a acção na saúde pública. Para mais informações, visite o nosso site www.msh.org.

Contexto

O MTaPS da USAID está actualmente a apoiar o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) a fortalecer o regulamento do sector farmacêutico, melhorar os serviços farmacêuticos e os resultados dos pacientes. Além disso, o MTaPS foi designado pela USAID para prestar apoio a vários países visados pela USAID na área da Agenda Global de Segurança na Saúde (AGSS) e, em particular, na contenção da resistência antimicrobiana (RAM). Uma área objectiva chave da RAM é fortalecer as capacidades dos países em prevenção e controlo de infecções (PCI). No advento da declaração da OMS, de 30 de Janeiro de 2020, do surto do Coronavírus (COVID-19), como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII) e emissão de recomendações temporárias sob o RSI, a USAID solicitou ao MTaPS que prestasse a assistência técnica ao governo moçambicano em termos de prontidão e resposta às emergências do COVID-19. O MTaPS foi encarregue de apoiar as unidades sanitárias que provavelmente viessem receber pacientes infectados com COVID-19 de modo a fortalecer as capacidades de PCI e a biossegurança do pessoal profissional. Isso também incluirá o fortalecimento das práticas de PCI e de gestão de resíduos nas unidades sanitárias.

Dado o âmbito do trabalho, surge a necessidade de contratação de um Consultor / Consultor Técnico de Avaliação e Preparação de Centros de Saúde para a prestação de apoio técnico adicional à equipa do MTaPS de modo a dar assistência técnica imediata ao Ministério da Saúde, à medida que o país se prepara para o surto do COVID-19. Esse âmbito inclui o trabalho a realizar ao nível da unidade de saúde em hospitais que provavelmente venham receber pacientes do COVID-19 para preparar comités e equipas do PCI ao nível da unidade sanitária para fazer face ao surto do COVID-19; e apoiar as unidades sanitárias através de tal eventualidade.

Este trabalho exigirá um médico clínico experiente, com experiência na prevenção e controlo de infecções em ambientes de saúde ou no contexto de surtos, e com habilidades para a capacitação de médicos hospitalares.

Âmbito do Trabalho

Avaliação da quarentena e dos centros de isolamento do COVID-19 em hospitais identificados para Prevenção e Controlo de Infecções (PCI) e Gestão de Resíduos de Saúde (GRS), prontidão para responder a emergências (por exemplo, COVID-19); e outras emergências de doenças infecciosas emergentes e re-emergentes, de acordo com os padrões nacionais de controlo de infecções de unidades de saúde. A avaliação deve incluir, entre outros, as capacidades dessas salas de isolamento e instalações de quarentena para garantir adequadamente a biossegurança de pacientes e profissionais de saúde durante a colecta, testagem, manuseio e transporte de pacientes, incluindo cadáveres, se houver.

Apoiar a Revisão ou o Desenvolvimento de Planos de Gestão de Emergências para Doenças Infecciosas.

O consultor trabalhará com uma equipa de especialistas dos comités do PCI do nível central e da unidade sanitária para rever e actualizar ou desenvolver um plano de gestão de emergências para cada unidade sanitária designada, a fim de assegurar que as unidades sanitárias tenham planos, protocolos e equipas actualizados de gestão de emergências.

Avaliar a Adequação do PCI e dos Suprimentos de Gestão de Resíduos e Estabelecer Contacto com o Grupo

Nacional de Emergência contra o COVID-19 e as equipas de aquisição de bens e serviços e distribuição para assegurar que os resultados e as recomendações dessa avaliação sejam tomados em consideração ao planificar a aquisição de bens e serviços e distribuição de suprimentos.

Resultados

  • Relatórios de avaliação de unidades de saúde para a preparação de respostas a emergências do PCI e da GRS de hospitais de referência designados para lidar com a pandemia do COVID-19 com recomendações claras;
  • Planos actualizados de emergência para unidades de saúde designadas para receber pacientes e casos suspeitos, incluindo componentes do PCI e da GRS (Gestão de Resíduos de Saúde);
  • Relatórios semanais das actividades.

Requisitas

  • O candidato ideal deve ter o grau de Licenciatura em Medicina; ou em Enfermagem; ou em Ciências Laboratoriais Biomédicas; ou Mestrado em Saúde Pública ou Epidemiologia, controlo de doenças, saúde global ou qualquer área relacionada;
  • O candidato deve ter pelo menos cinco (5) anos de experiência em assistência médica, epidemiologia de campo ou gestão de emergências de nível sénior;
  • A certificação em gestão de emergências é uma vantagem adicional.

Outros Requisitos

  • O candidato deve ter conhecimento e compreensão da dinâmica da pandemia do COVID-19. A experiência em gestão de surtos de doenças infecciosas / transmissão de infecções é uma vantagem adicional;
  • O candidato deve ter um histórico comprovado em Controlo e Prevenção de Infecções (PCI);
  • O candidato deve ter um bom domínio do sistema de saúde de Moçambique e deve estar disposto a trabalhar com diferentes partes interessadas durante a ocorrência das epidemias para salvar vidas;
  • Além disso, o candidato deve ser fluente e ter boa proficiência das línguas inglesa e portuguesa. Competência básica em aplicativos de computador, que inclui processamento de texto, base de dados, planilhas e apresentações (preferencialmente aplicativos do Microsoft Office. O candidato seleccionado precisa ser um forte membro da equipa, com excelentes habilidades de comunicação e interpessoais. Este deve trabalhar com supervisão mínima, com capacidade de trabalhar de forma independente e em equipa.

Exigências

  • Curriculum Vitae;
  • Carta de Candidatura.

Processo de Candidatura

Email: mz-recruitment@msh.org ou iRecruiterproblem@msh.org

Validade: 20/04/2020

Local: Maputo

Níveis: Licenciatura, Mestrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here